quarta-feira, 4 de julho de 2012

Origens da Enfermidade

Vitam impedere vero
(Consagrar sua vida à verdade)

O sistema naturopático de tratar a saúde humana tem bases eminentemente científicas e só o conhecimento profundo delas pode dar o caminho certo para a medicina consequente com a realidade humana.

A doença teve sua origem, como é lógico, no corpo humano, na própria infância da humanidade. Não pode surpreender-nos que assim tenha sido pois a imperiosa necessidade de subsistir ao mesmo tempo que uma eventual escassez de alimentos, devem tê-lo obrigado - ao homem - a alimentar-se com qualquer coisa que encontrasse em seu caminho de nômade.

O homem, anatômica e fisiologicamente frugívoro, ante as grandes secas e inundações periódicas das regiões em que habitava e em fase de total ignorância, mas com um instinto superior de investigação, emigrava e se adaptava às novas circunstâncias. Aprendeu a pescar, imitando outros animais e a caçar, por instinto de conservação. Assim, a necessidade, a fome, as circunstâncias obrigaram-no a alimentar-se de tudo que lhe chegasse às mãos. Mas, a partir do momento em que introduzia em seus organismos matérias que, metabolizadas, sintetizavam-se em tóxicos para sí próprio, a partir de então começou a adoecer.

Desde aquelas pretéritas épocas até nossos dias, talvez uns quinze ou vinte milhões de anos, a espécie humana evoluiu em diferentes direções e aspectos.

(trecho retirado do livro MÉNDEZ, Dr. José Efraín Melara. A Medicina do Terceiro Milênio ou Naturopatia: medicina dialética. trad. Nydia Barboza Chavez. Editora Indoamerica. 2 ed.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário